Grafismo
Voltar para todas as atividades

Flor e polinizador

No jardim do mundo, as angiospermas representam 90% das plantas. Isso significa que dentro desse grupo, são as mais diversas. Seus frutos e flores atraem diversos animais, dentre eles dispersores e polinizadores, o que contribuiu muito para o seu sucesso evolutivo. Acredita-se que isso aconteceu em decorrência da coevolução desses indivíduos. Ou seja, possivelmente, ocorreram mudanças em ambos que colaboraram para a sua diversificação e especiação, tornando-os algumas vezes dependentes uns dos outros. Um exemplo prático disso é o maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa), que só consegue se reproduzir através da polinização feita pelas mamangavas de toco, abelhas do gênero Xylocopa (Latreille, 1802), isso porque elas tem o formato e tamanho do corpo ideal para encaixe nas flores do maracujá e transportam o pólen da antera de uma flor até o estigma de outra. Outros exemplos bastante conhecidos são os beija-flores que possuem diversas adaptações para polinização e ingestão de néctar como o bico fino, o tipo de voo e a língua longa, e o pequi (Caryocar brasiliense) que é polinizado apenas por morcegos.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a coevolução de plantas e polinizadores, chegou a hora de você explorar a sua criatividade! Você vai precisar de:

  • 1 garrafa de plástica vazia;
  • Tintas (pode ser tinta PVA para artesanato; tinta esmalte sintética ou tinta acrílica para artesanato) ou marcadores permanentes;
  • 1 pincel se você for usar tintas;
  • Barbante;
  • 1 tampa extra ou caixinha de brinquedo brinde (ex.: Kinder Ovo);
  • 1 tesoura;
  • Miçangas de fazer acessórios.

Passo a passo

Compartilhe as fotos do polinizador e da flor e marque o MBio/UnB nas redes sociais!

Já testou essa atividade?

Conte pra gente como está sendo sua experiência!

Dar feedback

Gostou de conteúdo?
Compartilhe!

Share
Grafismo
Museu de Biologia Museu de Biologia
loader

Processando sua resposta...